Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes



Experiências de realidade virtual (VR) são simulações interativas que permitem ao utilizador imergir em ambientes tridimensionais. Utilizando equipamentos de realidade virtual, os utilizadores podem explorar e interagir com esses ambientes, de uma forma que simula a presença física, proporcionando uma experiência imersiva.


O Centro de tecnologia Madeira Experiências Imersivas proporciona várias experiências imersivas, das quais se destacam: “Madeira VR Experience”, “Madeira Paragliding Experience” e “Madeira Ocean Odyssey”.


Para comprar uma experiência no nosso site, siga estes passos:

  • Consulte o “Preçário” para ver a melhor opção de compra.
  • Selecione a opção “Booking” e veja os dias e horas disponíveis.
  • Reserve o dia, hora e o número de pessoas, incluindo crianças.
  • Clique em "Adicionar ao Carrinho".
  • Quando terminar as suas escolhas, clique no ícone do “Carrinho de Compra”.
  • Reveja os itens no seu “Carrinho de Compras” e clique em "Finalizar Compra".
  • Siga as instruções para fornecer as informações necessárias e concluir o pagamento.


Aceitamos vários métodos de pagamento, para sua conveniência:

  • Cartões de crédito/débito (Visa, MasterCard, American Express);
  • PayPal;
  • Transferências bancárias;
  • Outras opções de pagamento eletrónico, conforme disponível na nossa plataforma;


Após concluir a compra, receberá um e-mail de confirmação, com os detalhes da sua encomenda, incluindo um QR Code, que será usado no acesso ao espaço. Se não receber este e-mail dentro de alguns minutos, verifique a sua pasta de spam ou lixo eletrónico. Se ainda assim não o encontrar, entre em contacto com o nosso serviço de apoio ao cliente, através de email ou telefone.


Sim pode, desde que haja disponibilidade na plataforma, no dia e hora pretendidos. Para tal, basta remarcar com 24 horas de antecedência, contactando os nossos serviços de apoio ao cliente, por email ou telefone (confirmando por email) e identificando a reserva que pretende adiar ou antecipar.


Sim pode, desde que com 24 horas de antecedência. Caso pretenda cancelar o seu bilhete e obter o seu reembolso, favor consulte a nossa Política de Cancelamento e Reembolso e entre em contacto com o nosso serviço de apoio ao cliente, por email ou telefone (confirmando por email) para obter mais informações sobre os critérios específicos de devolução.


Deverá usar roupa e calçado casual ou desportivo e com a qual te sintas confortável. Dispomos de cacifos para guardar os seus itens, malas, mochilas, telemóveis, para que usufrua ao máximo das experiências!

Antes de sair do espaço, leve os seus pertences e deixe a chave na fechadura da porta do cacifo.


Sim, todas as nossas experiências são planeadas e desenvolvidas por técnicos especializados, para serem seguras e proporcionarem uma visita agradável e inesquecível.

No entanto, recomendamos que siga as diretrizes de segurança fornecidas pelo staff e as Precauções e Recomendações, descritas nas Perguntas Frequentes seguintes.


Uma das experiências pode ter restrições de idade, pelo que recomendamos idade mínima de 10 anos. São limitações impostas pelos fabricantes dos equipamentos, sobretudo por questões de segurança no seu manuseamento. O nosso staff poderá aconselhar de forma mais detalhada no local e propor experiências alternativas.


Sim. Existe um limite mínimo de altura, variando de experiência para experiência. Sendo que numa das experiências “Madeira VR Experience” será considerado como mínimo de altura 130cm. O nosso staff poderá aconselhar de forma mais detalhada no local e propor experiências alternativas.


  • Ler, ouvir e seguir todas as instruções de utilização dos equipamentos de realidade virtual fornecidas pelo staff.
  • Uma experiência de realidade virtual confortável requer um sentido inalterado de movimento e equilíbrio.
  • Se tiver um historial de epilepsia, convulsões, perda de consciência, outros sintomas relacionados com epilepsia, estiver grávida, tem idade muito avançada, tiver anomalias de visão binocular pré-existentes, perturbações psiquiátricas, doença cardíaca, tiver um pacemaker, válvulas programáveis ("shunts"), aparelhos auditivos, desfibrilhadores, outro dispositivo médico implantado ou qualquer outra condição médica grave, consulte um médico antes de participar em experiências de realidade virtual.
  • Não participe em experiências de realidade virtual, nem utilize equipamentos e óculos de realidade virtual se estiver cansado, sonolento, sob a influência de álcool ou drogas, de ressaca, com problemas digestivos, emocionalmente stressado ou ansioso, ou com alguma doença de pele, de olhos (conjuntivite, etc), constipação, gripe, dor de cabeça, enxaqueca ou dor de ouvidos, uma vez que esses sintomas podem prejudicar a sua experiência, a dos outros utilizadores e aumentar a suscetibilidade a sintomas adversos.
  • Algumas pessoas (cerca de 1 em cada 4.000) podem ser sensíveis a luzes intermitentes, cintilação, flashes de luz, ruídos ou formas e padrões geométricos, que podem desencadear epilepsia, tonturas, convulsões, ataques epitéticos ou desmaios enquanto utilizam óculos de realidade virtual ou veem vídeos em 3D, mesmo que nunca tenham tido convulsões ou desmaiado antes, ou que não tenham um historial de convulsões ou epilepsia. Estas convulsões são mais comuns em crianças e jovens com menos de 20 anos de idade.


  • Os adultos devem supervisionar as crianças, para garantir que cumprem as recomendações fornecidas pelos adultos e as diretrizes de saúde e de segurança.
  • Os equipamentos de realidade virtual não devem ser utilizados por crianças com menos de 10 anos, uma vez que se encontram num período crítico de desenvolvimento visual. Consulte o médico do seu filho ou um oftalmologista antes de permitir que crianças com menos de 10 anos utilizem equipamentos de realidade virtual, ou vejam imagens de vídeo 3D.
  • Os adultos devem monitorizar as crianças durante e após a utilização de equipamentos de realidade virtual, para detetar quaisquer sintomas, desconfortos, limitar o tempo de utilização e garantir que fazem pausas.


Para reduzir o risco de ferimentos ou desconforto, ao utilizar equipamentos de realidade virtual, siga sempre as instruções dadas pelo nosso staff e observe as seguintes precauções:

  • Ao entrar no centro de realidade virtual Madeira Experiências Imersivas, guarde os seus pertences pessoais, malas, telemóveis e dispositivos eletrónicos num cacifo. Guarde a chave consigo. Ao sair do centro, recupere os seus objetos pessoais e deixe o cacifo fechado com a chave na fechadura.
  • Não utilize telemóveis, dispositivos móveis ou equipamento fotográfico durante as experiências. Estes podem interferir com o funcionamento da sua experiência e das pessoas à sua volta. Os aparelhos eletrónicos interferem com as experiências e com os sistemas informáticos utilizados.
  • Os equipamentos de realidade virtual proporcionam uma experiência imersiva que pode distrair e bloquear a visão do ambiente real.
  • Esteja atento ao que o rodeia antes de começar e enquanto utiliza os equipamentos de realidade virtual. Tenha cuidado para evitar lesões.
  • A utilização de equipamentos de realidade virtual podem causar perda de equilíbrio.
  • Lembre-se de que os objetos vistos no ambiente virtual podem não existir no ambiente real; por isso, não se sente, não se levante, nem use os objetos virtuais como apoio.
  • Para uma experiência mais segura, permaneça sentado ou imóvel (quando informado pelo staff), mas pode andar quando previamente informado pelo staff e sempre que utilizar equipamentos de realidade virtual.
  • Podem ocorrer ferimentos graves ao tropeçar, colidir ou chocar com paredes, móveis ou outros objetos. Tome precauções para uma utilização segura dos equipamentos de realidade virtual.
  • Tome especial cuidado para garantir que não está perto de outras pessoas, objetos, degraus, varandas, portas abertas, móveis ou outros objetos em que possa chocar ou derrubar enquanto utiliza - ou imediatamente após utilizar - os equipamentos de realidade virtual.
  • Lembre-se de que, ao utilizar os equipamentos de realidade virtual, pode não saber que outras pessoas podem estar perto de si. Tome medidas para evitar que outras pessoas, crianças ou outros obstáculos entrem na sua área de jogo, durante a utilização de equipamentos de realidade virtual.
  • Não manuseie objetos afiados, cortantes, inflamáveis ou perigosos enquanto utiliza os equipamentos de realidade virtual.
  • Certifique-se de que os óculos de realidade virtual estão corretamente colocados e ajustados confortavelmente na sua cabeça e que vê uma única imagem nítida.
  • Se tiver limitações de visão, pode usar os seus óculos pessoais durante as experiências de realidade virtual.
  • Comece a utilizar gradualmente os óculos de realidade virtual para permitir que o seu corpo se adapte e, inicialmente, utilize-os apenas durante alguns minutos.
  • À medida que a confiança aumenta, pode prolongar o tempo de utilização do equipamento e dos óculos de realidade virtual, à medida que se habitua à realidade virtual.
  • Olhar à volta quando entra pela primeira vez numa experiência de realidade virtual pode ajudá-lo a ajustar-se a quaisquer pequenas diferenças entre os seus movimentos no mundo real e a sua experiência de realidade virtual.
  • Ouvir sons em volumes elevados pode causar danos auditivos irreparáveis. Devido à natureza imersiva da experiência de realidade virtual, não utilize o som dos óculos de realidade virtual com um volume elevado, para manter a consciência do que o rodeia e reduzir o risco de danos auditivos.
  • Não abane excessivamente os equipamentos de realidade virtual, pois podem perder a calibração dentro da área de jogo.


  • Pare imediatamente de usar os equipamentos de realidade virtual se sentir algum dos seguintes sintomas: convulsões, perda de consciência, tensão ocular, desconforto ou dor na cabeça ou nos olhos, espasmos oculares ou musculares, movimentos involuntários, visão alterada, turva ou dupla, ou outras anomalias visuais, tonturas, enxaquecas, desorientação, equilíbrio prejudicado, coordenação mão-olho prejudicada, espasmos musculares, aumento da salivação, náuseas, vertigens, desmaios, confusão, desorientação, sonolência, fadiga ou quaisquer sintomas semelhantes ao enjoo.
  • A utilização de equipamentos de realidade virtual pode causar desconforto muscular, articular e cutâneo. Se alguma parte do seu corpo ficar cansada ou dorida durante a utilização dos equipamentos de realidade virtual, ou se sentir sintomas como formigueiro, dormência, queimaduras ou rigidez, pare e descanse antes de voltar a utilizar os equipamentos de realidade virtual.
  • Tal como os sintomas que as pessoas podem sentir depois de desembarcarem de um navio de cruzeiro, os sintomas da exposição à realidade virtual podem tornar-se mais visíveis horas após a sua utilização. Estes sintomas pós-utilização podem incluir os sintomas acima referidos, bem como sonolência excessiva e diminuição da capacidade multifuncional. Nesse caso, recomendamos não voltar a usar equipamentos de realidade virtual até que os sintomas tenham desaparecido completamente.
  • Se sentir algum dos sintomas acima, após a utilização da realidade virtual, não conduza, não opere máquinas, não se envolva em atividades visual ou fisicamente exigentes, nem em atividades que exijam equilíbrio inalterado e coordenação mão-olho (tais como desportos ou ciclismo) até ter recuperado de quaisquer sintomas.


Sim, temos uma equipa de suporte ao cliente, disponível para ajudar com quaisquer problemas que possa encontrar. Pode contactar-nos por:


Após a sua vinda ao centro de tecnologia Madeira Experiências Imersivas, pode deixar um feedback ou avaliação nas nossas redes sociais. A sua opinião é muito importante para nós e ajuda-nos a melhorar continuamente os nossos serviços.

17/07/2024